O Instituto Politécnico de Bragança (IPB), através da sua Escola Superior de Educação (ESE), integra o projeto “Cante pela sua saúde-Sing4health”, reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento social, cultural e educacional da comunidade.
Com uma trajetória sólida de envolvimento ativo com a região, o IPB tem promovido práticas participativas centradas na coesão social, inclusão e bem-estar, especialmente junto das populações mais vulneráveis. Trata-se de um projeto desenvolvido pela cantora Anabela Braz Pires, na qualidade de representante da empresa Facetas de Talento, e no qual também participará o Conservatório de Música e Dança de Bragança e cujos beneficiários serão utentes das IPSS do concelho de Bragança.
A participação da ESE-IPB neste projeto decorre da sua reconhecida experiência científica, pedagógica e técnica nas áreas da intervenção social, artística e educacional. Através desta colaboração, a instituição reforça a sua missão de fomentar um envelhecimento ativo e saudável, valorizando o papel da arte e da cultura como instrumentos de transformação social e de promoção da saúde e do bem-estar da população sénior. A equipa científica da ESE é constituída pelos Professores Mário Cardoso, Sofia Bergano e António Ribeiro Alves.
O projeto “
Cante pela sua saúde-Sing4health”, financiado pela Fundação Belmiro de Azevedo constitui, assim, mais uma oportunidade para o IPB consolidar pontes entre o saber académico e as práticas sociais e artísticas, contribuindo de forma concreta para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Reflete a aposta contínua da instituição em iniciativas inovadoras que respondem aos desafios atuais, promovendo uma sociedade mais justa, inclusiva e participativa.