No âmbito da unidade curricular de Música, Inclusão e Diversidade, do Curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, as Comissões de Curso Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, do curso de Música em Contextos Comunitários e as docentes Isabel Castro e Paula Vaz, organizam um ciclo de Seminários intitulado:
Música, Inclusão e Diversidade.
O primeiro Seminário, a realizar dia 21 de novembro, às 9.30h, em regime online e presencial (sala 0.58) conta com a participação da Mestre Eva Amaro que apresenta a temática: O poder da música: quebrar barreiras na deficiência.
O evento é gratuito e aberto a todos os cursos e à comunidade, até ao limite da sala.
A presente apresentação centra-se na observação dos benefícios do ato de cantar, em crianças, a partir das canções. A literatura tem dedicado especial atenção à importância da música e muito em particular do ato de cantar, junto das crianças pequenas.
Procura, também, evidenciar que, cantar, pode apresentar-se uma ferramenta de trabalho para fomentar e desenvolver múltiplas aprendizagens e mesmo uma forma de integrar socialmente. Assim, apresenta-se um projeto, alicerçado na música, com recurso às canções infantis, tendo como público-alvo 17 crianças (14 meninos; 3 meninas), dos 3 aos 5 anos de idade, de uma instituição de solidariedade social, da comunidade de uma cidade do norte do país.
Procurou observar-se que benefícios e aprendizagens foram incorporadas, a partir do ato de cantar e aprender canções.
Recorreu-se ao uso da voz e dos sons do corpo para realizar diferentes atividades musicais, de acordo com as canções. Os dados obtidos, resultaram da observação participante, colaborativa e direta, notas de campo, aplicação de tabelas de satisfação, captação de som e imagem, produções artísticas realizadas pelas crianças, conversas exploratórias e informais. Conclui-se que, através da exploração de canções, as crianças obtiveram diferentes benefícios e desenvolveram aprendizagens no que concerne, por exemplo: à gestão dos estados emocionais e de bem-estar; integração, socialização e convívio entre pares; melodias novas; palavras e a letra; a coordenar e integrar gestos no texto musical; a recriar composições artísticas; a integrar as canções em jogos musicais; memorizar com mais facilidade e percecionar outras competências motoras e sociais.