Home
eseb@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
 

Data de Publicação: 03/12/2025
No âmbito da unidade curricular de Música, Inclusão e Diversidade, do Curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, as Comissões de Curso Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, do curso de Música em Contextos Comunitários e as docentes Isabel Castro e Paula Vaz, organizam um ciclo de Seminários intitulado: Música, Inclusão e Diversidade

O primeiro Seminário, a realizar dia 21 de novembro, às 9.30h, em regime online e presencial (sala 0.58) conta com a participação da Mestre Eva Amaro que apresenta a temática: O poder da música: quebrar barreiras na deficiência.

O evento é gratuito e aberto a todos os cursos e à comunidade, até ao limite da sala



A presente apresentação centra-se na observação dos benefícios do ato de cantar, em crianças, a partir das canções. A literatura tem dedicado especial atenção à importância da música e muito em particular do ato de cantar, junto das crianças pequenas.
Procura, também, evidenciar que, cantar, pode apresentar-se uma ferramenta de trabalho para fomentar e desenvolver múltiplas aprendizagens e mesmo uma forma de integrar socialmente. Assim, apresenta-se um projeto, alicerçado na música, com recurso às canções infantis, tendo como público-alvo 17 crianças (14 meninos; 3 meninas), dos 3 aos 5 anos de idade, de uma instituição de solidariedade social, da comunidade de uma cidade do norte do país.
Procurou observar-se que benefícios e aprendizagens foram incorporadas, a partir do ato de cantar e aprender canções.
Recorreu-se ao uso da voz e dos sons do corpo para realizar diferentes atividades musicais, de acordo com as canções. Os dados obtidos, resultaram da observação participante, colaborativa e direta, notas de campo, aplicação de tabelas de satisfação, captação de som e imagem, produções artísticas realizadas pelas crianças, conversas exploratórias e informais. Conclui-se que, através da exploração de canções, as crianças obtiveram diferentes benefícios e desenvolveram aprendizagens no que concerne, por exemplo: à gestão dos estados emocionais e de bem-estar; integração, socialização e convívio entre pares; melodias novas; palavras e a letra; a coordenar e integrar gestos no texto musical; a recriar composições artísticas; a integrar as canções em jogos musicais; memorizar com mais facilidade e percecionar outras competências motoras e sociais.


Categorias: Noticias

Dezembro - 2025
DomSegTerQuaQuiSexSab
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   
Janeiro - 2026
DomSegTerQuaQuiSexSab
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Fevereiro - 2026
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

 

CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 Bragança - Telf. 273 303 000