Home
eseb@ipb.ptMapa do SiteMini-URLIPB
 



A Escola Superior de Educação é uma instituição de Ensino Superior pública, regida pela Lei nº 62/2007, de 10 de Setembro, e pelos Estatutos do Instituto Politécnico de Bragança, publicados pelo Despacho Normativo nº 62/2008 (D.R. nº236, 2ª Série, de 05 de Dezembro). A Escola Superior de Educação, sob o ponto de vista organizativo, está subdividida ao nível científico e funcional nos seguintes órgãos:

a) Um órgão de natureza executiva, o Director;
b) Um órgão de natureza técnico -científica, o Conselho Técnico-Científico;
c) Um órgão de natureza pedagógica, o Conselho Pedagógico, que inclui estruturas de coordenação dos ciclos de estudos, designadamente as Comissões de Curso e Directores de Curso;
d) Órgãos de coordenação científico-pedagógica, designados por Departamentos;
e) Um órgão de natureza consultiva, o Conselho Permanente.

A Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB), integrada no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), foi criada pelo Decreto-Lei n.º 513-T/79 de 26 de Dezembro de 1979.

Em 1994, em virtude da já então exiguidade das instalações a ESEB, deslocou-se para local cedido pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão enquanto aguardava a conclusão das obras das suas actuais instalações.

O Regime de Instalação foi abandonado em 1996, tendo os actuais estatutos da Escola sido publicados no D.R. nº 202 de 31 de Agosto do mesmo ano. O primeiro Conselho Directivo é eleito em 1996. Desde a sua criação que a Escola têm mantido extensos contactos com outras instituições de Ensino Superior vocacionadas para a formação de professores, tendo nomeadamente no âmbito do programa Erasmus contribuido para a mobilidade de docentes e discentes entre a E.S.E.B. e as diversas Universidades Europeias com que este estabelecimento colabora.

Em Setembro de 1999, a ESEB tomou posse das novas instalações, que foram inauguradas por S. Exª o Ministro da Educação em 25 de Março de 2000.

  • Enquanto Centro de Investigação Pedagógica, a ESEB é essencialmente uma Escola de formação de professores.
  • Enquanto Escola de Formação Inicial, a ESEB prepara professores com nível superior para a docência nos ensinos Pré-Primário, Primário e Preparatório. Mas, também forma profissionais nos campos artístico, do desporto e lazer e na tradução.
  • Enquanto Escola de Formação Permanente, assegura a actualização científica e pedagógica dos professores, de todo o distrito, dos diferentes níveis de ensino.
  • A Escola também garante a Profissionalização em Serviço dos docentes dos Ensinos Preparatório e Secundário.

É de referir, ainda, o importante papel desempenhado pela ESEB na organização de conferências, congressos e outras actividades culturais e educativas, respondendo assim às necessidades e interesses da região.

 
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 Bragança - Telf. 273 303 000 Fax. 273 313 684