Home
eseb@ipb.pt Mapa do Site Mini-URL IPB
 



Formação Especializada/Pós-Graduação em Educação Especial. Domínio: Emocional e da Personalidade


Diploma conferido
Formação Especializada/Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Emocional e da Personalidade. Formação Especializada.

Nível da qualificação
Qualificação profissional

Requisitos de Acesso
Podem candidatar-se a este curso de formação especializada os Educadores de Infância e os Professores dos Ensinos Básico e Secundário, assim como os licenciados na área da formação de professores e de ciências da educação.

Creditação das aprendizagens prévias
De acordo com a legislação em vigor, a formação realizada pelo estudante em estabelecimentos de ensino superior (nacionais ou estrangeiros) pode ser creditada (i.e., creditação da formação certificada), bem como a sua experiência profissional (i.e., creditação da experiência profissional).
O IPB fomenta a creditação das aprendizagens prévias do estudante que ingressa numa formação da instituição. Com vista à plena e célere integração do estudante no seu novo plano de formação, os processos de creditação da formação certificada e da experiência profissional devem ser submetidos no momento da candidatura ao acesso ou no momento da matrícula.
Para mais informação sobre o processo de creditação no IPB, consulte o Portal do Candidato (www.ipb.pt/portaldocandidato), ou a página Web dos Serviços Académicos (www.ipb.pt/sa).

Requisitos da qualificação e regulamentos
50 Créditos ECTS. 2 semestres curriculares (1 ano). 40 Semanas de estudo por ano, a tempo inteiro (20 semanas por semestre). 1620 Horas Totais de estudo por ano (27 Horas Totais de estudo por cada Crédito do ECTS). 40,5 Horas Totais de estudo por semana (número variável de Horas de Contacto (aulas) dependendo do horário estabelecido para cada Unidade Curricular).

Os educadores e professores dos Ensinos Básico e Secundário, detentores deste título, ficam especializados na educação especial e podem concorrer às vagas de professores do ensino especial.


Perfil do programa de estudos
O perfil do programa de estudos compreende o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional nas áreas de estudos de Ciências da Educação, Psicologia e Metodologia e Técnicas de Investigação. Ciências da Educação, Formação Específica, Projeto.

Principais resultados da aprendizagem
Para concluir esta formação especializada/pós-graduação, os alunos têm de obter aprovação a todas as unidades de formação do plano de estudos, com 50 créditos ECTS. Este curso de pós-graduação confere aos alunos que demonstrem competências para o exercício das funções de apoio, de acompanhamento e de integração sócio-educativa de indivíduos com necessidades educativas especiais.

Perfil ocupacional dos diplomados
O curso de especialização em Educação Especial-Domínio Emocional e da Personalidade insere-se na área de formação em Educação e Formação de Professores, estando os seus diplomados habilitados para o exercício de uma atividade de caráter profissional, no âmbito do perfil do programa de estudos.

Acesso a outros ciclos de estudos
Esta formação especializada/pós-graduação permite o prosseguimento de estudos de 2.º e 3.º ciclos, de acordo com o organograma do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (www.naricportugal.pt/NARIC).

Requisitos de graduação
(NOTA: O PLANO DE ESTUDOS VAI SER ALTERADO. OS PROGRAMAS DISPONÍVEIS EM BAIXO APENAS SERVEM PARA DAR UMA INDICAÇÃO DO TIDO CONTEÚDOS QUE PODE SER ESPERADO NESTE CURSO)

Regulamentos de exames, avaliação e classificação
A realização de exames e a avaliação seguem o regulamento do IPB, disponível em www.ipb.pt/sa, e o Regulamento de Frequência e Avaliação da Escola, disponível em www.ese.ipb.pt.
Para informação sobre o sistema de classificação e qualificação, consulte, neste Guia, a opção “O ECTS no IPB”.

Regime de estudos
Tempo inteiro.

Diretor de Curso
Paula Marisa Fortunato Vaz (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


Áreas científicas que integram o plano de estudos
Área CientíficaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOpcionais
Ciências da EducaçãoCE10.50.0
Formação EspecíficaFE27.50.0
ProjetoP12.00.0
Total 50.00.0

Plano de estudos
AnoSemTipoCódigoUnidade CurricularÁrea
Científica
Créditos
ECTS
1- Anual  5029-458-1001-00-17 Avaliação e Intervenção em Dificuldades de AprendizagemFE8.0
1- Anual  5029-458-1002-00-17 Avaliação e Intervenção em Problemas Emocionais e do ComportamentoFE11.0
1- Anual  5029-458-1003-00-17 Diferenciação Curricular e PedagógicaCE6.0
1- Anual  5029-458-1004-00-17 Educação, Diversidade e DiferençaCE4.5
1- Anual  5029-458-1005-00-17 Fundamentos e Técnicas de Observação e Avaliação da CriançaFE4.5
1- Anual  5029-458-1006-00-17 Metodologia e Técnicas de Investigação Aplicadas ao ProjetoP5.0
1- Anual  5029-458-1007-00-17 Supervisão de ProjetosP7.0
1- Anual  5029-458-1008-00-17 Teorias e Técnicas de Regulação do ComportamentoFE4.0


CookiesAccept

Atenção: este site utiliza cookies. Ao navegar estará a consentir a sua utilização.
Para saber mais consulte a nossa política de privacidade

Compreendo e aceito.
Campus de Santa Apolónia - 5300-253 Bragança - Telf. 273 303 000